terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sobre o pôster da CCXP...


Então eu precisei editar este post, não vou apagar nada que foi dito antes, caso queiram ver, vejam mais para o final do post e o texto original estará lá. Esta nova edição tentará explicar os porquês de minhas opiniões anteriores, estará melhor distribuídos e terão mais alguns comentários adicionais.
Primeiramente, não estou questionando o Frank Miller, não estou dizendo que a arte dele é ruim de todo, eu acho interessante a arte dele, dá um sentimento de HQs underground. Não estou ofendendo o Frank Miller. Não sou um "mimizento" que só quer reclamar que nem um certo youtuber afirmou durante uma live dizendo que todos que criticam são iguais. Enfim, vamos lá tentar explicar o meu ponto de vista.
A arte não me agradou, isto é um fato. Mas, não por ser ruim, o poster publicado no jornal Metro serviu como propaganda da probabilidade de capacidade no evento, para quem conhece sim, isso é um  grande feito, mas do ponto de vista de alguém que não manja nada de HQ (apenas se imaginem, como um alguém qualquer, com uma vida qualquer e interesses banais como os assuntos populares comuns ou até alguém que vive apenas em seu mundinho de trabalho, descanso/festa e só) o desenho não significa nada, a pessoa vai achar feio e desinteressante (como antes eu mencionei que apresentei a uma pessoa conhecida que é formada em artes e já faz um bom tempo que ela se formou).
Vi dezenas de vezes que esse pôster foi feito como crítica ao mundo das HQs atuais, que tudo está em decadência e que está tudo na merda e afundando. Adorei esta crítica, sim muito boa, foi até mais detalhada pelo colega Lucas Renan Silva,no grupo do Facebook HQs S/A. Mas, achei um adorno inadequado ao evento em si, é quase como escrever em cada estande de editora, em toda a Artist's Aley e nos estandes de sebos que os produtos são ruins, não valem a pena. Sei que a intenção deve ser longe disso (ou não, vai saber), mas isso também foi uma péssima estratégia para um evento aonde o maior foco é HQs (ou não também, os caras parecem ligar mais pra filmes e seriados, mas vamos deixar isso de lado).
Riscando as críticas sobre os membros do Omelete e a tal live "bombástica" que me pareceu muito mal estruturada, já vi m uitas pessoas dizendo que sou confuso nos vídeos do youtube e que fico em círculos no memso assunto, mas para caras profissionais eles mandaram muito mal.
Segue abaixo o post original...
See you, Virtual Cowboy! o/

Não serei falso, realmente achei esse pôster horrível, Não estou ofendendo nem direcionando ódio algum ao Frank Miller, ou melhor dizendo, ISSO NÃO É UMA OFENSA AO FRANK MILLER.
Sei que o lado anatômico para o Frank Miller é assim, é assim que ele desenha a Mulher Maravilha, não é igual a como ele desenha uma mulher pelada ou uma sátira a menininhas kawaii desu-ne de animes.
Só uma coisa, a bunda dela está empinada demais, como se fosse uma espécie de câncer e a coluna está deslocada estranhamente pra frente, parece um aliem, e amazonas são do planeta Terra.
Mas vamos deixar isso de lado.
Sei que terão pessoas como o Érico "PITICAS" Borgo que vão ficar "Eh, esse moleque fica criticando, mas tem que respeitar o Miller, blablabla". Mas, por favor, quem não pensa assim, me escute. O evento não contará apenas com o Frank Miller, podíamos ter tido um poster feito pelo Jim Lee, pelo Jae Lee, pelo Danilo Beyruth ou até dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (que ficaria foda demais). O meu ponto é que, o poster poderia ter saído muito melhor, mesmo que fosse feito por um dos artistas que eu pensei que sairia melhor, teria gente criticando...
Meu, as proporções ficaram estranhas! Mas, não é isso, na minha opinião o pôster não ilustra devidamente o evento e nem sequer funciona como propaganda boa para o evento.
Claro que os caras do Omelete sabiam de antemão que tal pôster geraria comentários polêmicos, quem viu os comentários da última live do Omeleteve sobre a "bombástica" novidade, que qualquer um que viu posts sobre a San Diego ComicCon podia somar um mais um e prever o que teria no estande da Warner, mas quem viu realmente os comentários viu dezenas de críticas ao dito pôster, e quando o Borgo defendeu ele, algumas pessoas comentaram defendendo. Enfim, eles sabiam sim que isso iria ocorrer, eu duvido muito que eles estavam tão surpresos, foi uma mera desculpa pra ofender as pessoas que tentaram criticar, seja com ou sem fatos, o maldito pôster.
Mas, agora algo que considerei mais acima disso, eu entendi o por que do Frank ter feito a Mulher Maravilha, mas porque como o poster oficial da CCXP? Se tem tantos outros temas que seriam mais apropriados, como o tal Batman Vs. Superman que as pessoas estão enchendo o saco o tempo todo, ou os próximos filmes da Marvel ou da DC, ou até comemoração do Maurício de Souza, porra o cara fez 80 anos, o cara é importante para muita gente aqui, incluindo para muitos que vão a CCXP.
Bom, por fim, sim como dito antes o pôster ficou ruim, os caras do Omeleteve não souberam como apresentar o anúncio "bombástico" devidamente, quem tinha sonhado com um poster feito pelo Jim Lee ou pelo John Totleben ficou a ver navios e falta quase uma semana para o evento. Não temos como mudar o poster, não tivemos votação para qual seria o artista que nos interessaria mais para fazer o poster e o mais importante, ninguém liga pras camisetas do Piticas!
Bom, sei que alguém irá comentar me xingando, ou mais de uma pessoa, mas devido a taxa de visualização do blog, irei me preocupar com isso daqui a muito tempo, quem sabe até no CCXP do ano que vem? Espero que quem venha reclamar tenha argumentos e saiba que eu não estou ofendendo a pessoa Frank Miller e sim critiquei o poster.

2 comentários:


  1. Acho que este é o principal,pois ele é o homenageados.
    O Mauricio foi o do ano passado,séria meio esquisito ser o homenageado dois anos seguidos.
    Eu não gosto do Frank.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me referi no post a ser homenageado, mas apenas coloquei como uma possível sugestão, como no ano passado o poster foi o Batman entende?
      Que bom que pelo menos falei com alguém com uma opinião diferente de "Frank Miller DEUS temos de respeitar", digo gosto de como os roteiros do cara se desenrolam, mas para usar a arte dele como propaganda achei meio desnecessário.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir