segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Mídia perdida: 5 fragmentos de mídia musical perdidos

Olá pessoal, para dar continuidade aos posts de mídia perdida resolvi dar vida a um script que fiz uns anos atrás, o qual eu queria ter gravado, mas acabei desistindo, o script escrevi em inglês, talvez algumas coisas fiquem meio diferentes do original, em vista que este foi escrito por volta do dia 19/10/2016 e eu só reencontrei ele pois eu tinha repassado o texto todo para minha namorada, e também que tem algumas pequenas alterações que eu farei para melhorar o texto... Enfim, espero que gostem!

É bem legal ter alguns, ou até, todos os itens de sua banda ou cantor favorito, singles e bootlegs por exemplo, podem ser muito interessantes de se ouvir, pois às vezes pode conter alguma música que foi tocada só uma vez, ou mesmo shows com membros que infelizmente já se foram.
Exemplos de Bootlegs, CDs promocionais, tributos e radio only. Fonte: Coleção pessoal
Vivendo numa era em que se pode baixar várias músicas, álbuns ou até shows, soa meio maluco que músicas feitas por bandas famosas possam estar perdidas por muito tempo ou até pra sempre. Dentro da Lost Media Wiki escolhi 5 itens que considerei interessantes...

Lostprophets - clipe da música Somedays (Clipe musical perdido 2012 status: perdido)
O álbum que contem essa música
Não vou mentir, sempre gostei de algumas músicas desta banda, Shinobi vs. Dragon Ninja (que descobri vendo um AMV de Cowboy Bebop), Rooftops, Bring 'Em Down e a The Fake Sound of Progress são bons exemplos... Mas, não me afastando muito do assunto, planejado para ser o clipe da música já previamente mencionada, Somedays, do último álbum da banda Weapons, dirigida por Luke Reynolds (essa informação sobre o diretor foi removida da wiki, porém não sei quando foi, devido ao fato de fazer tanto tempo que o script foi feito) e que fora previsto pra ser lançado em 2013, apenas o vocalista Ian Watkins e o guitarrista Lee Gaze estavam presentes na filmagem já que os outros membros da banda seriam incluídos no vídeo com ajuda de imagens de arquivo.
Porém, após duas semanas da filmagem, Ian foi detido e acusado de abuso sexual contra menores e depois fora condenado por mais acusações similares. Eles está servindo 29 anos de pena na cadeia HM Prison Long Lartin em Worcestershire, Inglaterra.
A banda encerrou atividades 1 mês antes do julgamento do ex-vocalista, eles montaram uma nova banda, No Devotion, renegam o antigo nome, devido aos fatos decorridos é muito improvável que quaisquer trechos do vídeo sejam liberados ao público, é provável que quem possuía tais vídeos tenha se desfeito deles.
Capa de um EP da banda No Devotion
Fontes:
Lost Media Wiki
Tweet do ex-vocalista avisando os fãs que as gravações do clipe iam ter início

Um detalhe, na época em que escrevi o script, esse post na Lost Media Wiki estava classificada como Not Safe for Life, mas agora se encontra sob NSFW.

Fear Factory - álbum perdido Instrumentals (2001 status: perdido)

Feito como um álbum promocional, que mostrava apenas as partes instrumentais de trechos de músicas que fazem parte do álbum Digimortal. O álbum continha 12 faixas, das quais as 3 últimas tinham nomes temporário.
O insert que acompanhava o álbum
Com pouca informação, as únicas a surgirem foram que o álbum foi gravado num CD-R e um pequeno papel com informações da tracklist, e ainda no site de compras britânico Eil, o item não se encontra mais disponivel pra comprar, mas usando o site Waybackmachine é possível ver que o álbum disponível até o começo de 2004, o que dá a idéia de que cópias foram vendidas, mas numa tiragem super limitada, ou as restantes foram destruídas. Até o momento, nenhuma parte ou mesmo o álbum integral apareceu online...

Fontes:
Lost Media Wiki
Página do site Eil, com partes faltando
Site Eil mostrado dentro do arquivo online Waybackmachine
Pequeno diário contando sobre as gravações do álbum Digimortal

Weird Al Yankovic - Materiais de produção vídeoclipe Couch Potato (trabalho perdido de videoclipe arquivado 2003 status: perdido)
Capa do álbum Poodle Hat
Uma das músicas mais legais do álbum Poodle Hat, e uma daquelas que eu considero mais realistas por parodiarem o estilo de vida de algumas pessoas, tirando sarro das pessoas que idolatram a televisão usando a música Loose Yourself do Eminem. Das próprias palavras do Weird Al, como o Eminem estava sendo o babaca que ele sempre é, mostrou preocupações durante os bastidores e que o lançamento do clipe, poderia prejudicar de alguma forma a sua carreira. Toda a produção foi forçada a parar e todo o trabalho teve de ser jogado fora.
Bem furioso, porém bem cômico, Al fez uma entrevista de brincadeira zoando no seu show Al-TV, tirando sarro do rapper usando trechos de vídeos fora de contexto de outras entrevistas que Eminem já tinha dado. Yankovic mencionou o cancelamento do clipe diversas vezes durante esse trecho do programa.
Não há informações sobre o quão longe foram os trabalhos deste clipe, mas algumas fontes indicam que ele estava ainda no começo. O próprio Weird Al disse que o clipe ia ser um quilt todo remendado, composto de trechos dos clipes musicais do Eminem. Nada mais sobre o clipe jamais veio a tona.

Fontes:
Lost Media Wiki
Weird Al em entrevista mencionando a hipocrisia de Eminem
Notícia sobre o cancelamento do clipe

Pink Floyd - Terceira Faixa do álbum cancelado Household Objects (música inédita 1973 status: existência não confirmada)
Capa do álbum que acabou sendo arquivado
Sendo uma das minhas bandas favoritas de progressivo, fiquei muito surpreso ao descobrir esse artigo. Começou a ser feito após o álbum Dark Side of the Moon, seria um álbum experimental, assim como The Piper of the Gates of Dawn foi. Gravado usando coisas de casa (assim como o título do álbum diz) como misturadores manuais, elásticos esticados entre pernas de mesas, taças de vinho e outros itens. Infelizmente o álbum todo foi abandonado após sua gravação durante os últimos três meses de 1973. No ano de 2011, durante a campanha de nova tiragem da banda, 2 faixas foram liberadas, The Hard Way na edição Immersion do The Dark Side of the Moon e Wine Glasses tanto na versão Experience quanto na Immersion do Wish You Were Here, Porém de acordo com o Wikipedia espanhol, francês, italiano e catalão, mencionam a possibilidade e uma terceira faixa, porém na versão em inglês nada é especificado além das duas músicas que foram reveladas anteriormente. Nenhuma informação a mais é fornecida além destas versões da Wikipedia.

Fontes:
Lost Media Wiki
Wikipedia espanhola
Wikipedia francesa
Wikipedia italiana
Wikipedia catalã
Wikipedia inglesa

Your Favorite Marvel - Trabalho perdido em álbum não concluído de canal musical do Youtube (álbum não terminado 2012 status: perdido)
Ícone do canal
Cara, o tempo que eu passei ouvindo as músicas dessa banda animada no youtube, e eu ainda ouço de vez em quando, músicas como 8 Bit World, Epilepict Tecno, Alien e Take Over the World são algumas das minhas favoritas. Depois de vários vídeos legais com músicas originais, eles começaram a fazer covers, explicando que eles estavam usando toda a criatividade no álbum que ainda seria lançado, afirmando no vídeo Boom Head Shot que eles já haviam trabalhado por pelo menos oito meses. Esse último mash up ajudou a animar o público. Infelizmente, devido a problemas com a divisão de dinheiro com a Maker Studios (a MCN, multi-channel network), que foram aqueles que investiram o dinheiro para que todos os clipes fossem feitos e o álbum também, o capital foi cortado e encerrou com as atividades no álbum. Abandonando o projeto YFM e desapontando muitos fãs.

Fontes:
Lost Media Wiki
Canal do Your Favorite Martian
Vídeo do Quinton Reviews que menciona o álbum em um trecho

Se algum dos itens tiver qualquer update, eu farei um post falando sobre.

Até o próximo post! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário