sábado, 6 de junho de 2020

Crossed volume 1 A Primeira Vez

Depois de um longo tempo vendo o nome da HQ Crossed aparecer em vídeos do tipo "Top 10 HQs mais perturbadoras" ou algo assim, eis que decido fisgar a isca e acabo adquirindo o volume 1.
Com roteiro do grande Garth Ennis  (conhecidíssimo por Preacher, Hitman, Hellblazer, Justiceiro, e também por Jennifer Blood, The Boys e Dick Vigarista e Muttley(este último tenho quase certeza que também terá review por aqui)) e desenhos por conta de Jacen Burrows (Transmetropolitan, Justiceiro, Providence, entre outros) a história segue um grupo de sobreviventes numa américa pós-apocalíptica, onde do nada as pessoas começam a ficar insanas e procuram arranhar, cortar, abusar e matar todos os outros que não estejam afetados por seja lá o que desencadeou isso.
O grupo faz diversas tentativas pra rumar ao Alasca, aonde presume-se que esteja bem deserto, já que os cruzados (como as pessoas insanas são chamadas) além de serem poucos, provavelmente já começavam a rumar pro sul em busca de mais pessoas pra matar.  São perdidos vários integrantes no decorrer do percurso deles, alguns dignos de pena, como o pequeno Patrick e do casal Thomas e Kelly, porém não é dado tempo o suficiente pra se apegar muito a quase ninguém do grupo.
A ambientação é boa, é possível sentir o desespero em determinados momentos. As cenas grotescas são de boa qualidade, condizendo a fama que o Garth Ennis carrega. Os momentos de confronto apesar de serem bem retratados, são meio curtos.
Os cruzados são criaturas semirracionais que não param por nada, algo que os coloca um pouco acima de zumbis numa escala de monstros do terror, mais pelo fato de continuarem funcionais a ponto de manejar armas e conseguirem planejar alguns ataques, mas mesmo assim muitos deles ainda agem como simples zumbis, é possível que encontrem mais iguais ao "Fuça" e o "Cotoco" mais pra frente? Sim, a possibilidade é grande, porém, em vista que todos os outros encadernados tem diversos roteiristas e nenhuma das sinopses de próximas histórias menciona o grupo original, me leva a crer que o futuro deles fica a cargo da imaginação do leitor. E também pela página final que é uma tomada aérea depois que eles adentram uma floresta.
A arte combinou bastante com o roteiro sanguinário do Ennis, porém agora vem a parte que meio que me decepcionou, a história apesar de ter bastante gore, eu realmente não considero ela algo tão perturbador, está mais pra algo que é compatível com outras obras assinadas por Garth Ennis, como o Stan disse perto do fim, que tudo que os cruzados faziam, não era nada que nenhum humano já não tenha imaginado, pensado em fazer, ou mesmo que já tenha feito, como o velhinho Geoff que confessa o que ele fazia, antes mesmo do início dos ataques dos cruzados. O que não significa que a história seja ruim, achei ela bem legal, o desenvolvimento até o final foi progressivo, não teve muitos rodeios que só serviriam pra prolongar a história (apesar que as partes aonde o principal lê os relatos de um capitão ficaram meio maçantes) e que não houve momento algum que algo surgido do nada resolveu algum problema. Enfim, a HQ é boa e eu aconselho a todos que deem uma lida (exceto se gore ou violência em excesso sejam coisas que te incomodem).
Com muito orgulho eu termino aqui o primeiro review de HQ que eu faço em quase dois anos, espero postar mais reviews esse mês.
E até o próximo review pessoal!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário